Projeto "Um escritor muito Maluquinho"


PROJETO: “UM ESCRITOR MUITO MALUQUINHO”

JUSTIFICATIVA

            O projeto de leitura surgiu da reflexão da equipe da escola, com o intuito de elevar o nível de leitura e escrita dos alunos nos aspectos qualitativos e quantitativos, como uma forma de habilitá-los as competências necessárias à aprendizagem, como também contribuir com a ampliação do acervo cultural e intelectual dos estudantes e com a satisfação pelo ato de ler.
            Entendemos a escola como um espaço privilegiado para a apropriação, disseminação e construção do conhecimento para a formação da cidadania, e que a sua função social é proporcionar igualdade de condições aos indivíduos para que eles se desenvolvam plenamente nos aspectos cognitivo, afetivo, moral e ético. Com esse entendimento elegemos como objetivo elevar o nível acadêmico dos nossos alunos por meio do processo de leitura e escrita.
            Para tanto iremos desenvolver este projeto neste ano com a finalidade dos alunos em conhecerem um pouco mais sobre a vida e obra de Ziraldo Alves Pinto (Ziraldo) e através dele proporcionar tanto um despertar para a leitura como um maior domínio da mesma.

OBJETIVO GERAL

O projeto visa o conhecimento da vida e obras de Ziraldo, através do estudo de alguns trabalhos, biografia, pesquisas, contato com o autor...

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover um maior índice de leitura pelos alunos;
  Conhecer o artista e o contexto histórico de suas obras;
Desenvolver no aluno o hábito da leitura e da escrita;
 Desenvolver a habilidade oral dos alunos;
  Desenvolver as habilidades de artes dos alunos;
Favorecer as relações sociais por meio de apresentações culturais;
  Conhecer Ziraldo, suas obras e personagens;
 Aprender as características específicas do tipo de texto apresentado pelo autor;
 Produzir bons textos, mesmo antes de saber a grafia das palavras;
 Gostar de ler e ouvir histórias; 
  Recontar o Menino Maluquinho, recuperando a seqüência de acontecimentos e a forma, ou seja, a linguagem que se usa para escrever;
 Aprender procedimentos de revisão e reescrita de textos individuais e coletivos, com ajuda do professor; 
  Planejar e executar tarefas em grupo e em duplas.

DESENVOLVIMENTO

O projeto será desenvolvido durante os meses de abril a dezembro de 2012.
            As atividades serão orientadas e coordenadas pelos professores, para serem apresentadas para a comunidade escolar.
            Para tanto iremos utilizar algumas atividades que subsidiarão o desenvolvimento deste projeto:
  Apresentar aos alunos alguns livros do escritor e cartunista, perguntando se eles já leram alguns de seus livors, se sabem quem ilustrou, quando foram escritos, que assuntos retratam etc;
  Aproveitar o teor social da maioria dos livros de Ziraldo para fazer um painel histórico-geográfico, enfocando essas questões;
  Organizar os alunos em grupos para pesquisarem sobre o escritor e cartunista, via internet ou utilizando material impresso, levantando dados biográficos;
  Confeccionar cartazes com o material pesquisado para mural da escola;
  Propor aos alunos a preparação de materiais lúdicos baseados nos livros estudados: quebra-cabeças, jogo dos sete erros, olho vivo, palavras cruzadas, etc;
  Trabalhar cartoons e histórias em quadrinhos com técnicas artísticas – desenho, pintura, colagem, escultura, maquete – fazendo releituras de alguns livros;
   Organizar uma exposição de todos os trabalhos na própria escola, cuidando que cada um tenha o registro do processo;
  Promover apresentações sobre o artista e uma das suas obras escolhidas pela turma após o estudo e conhecimento delas;
 Compartilhar com os alunos o objetivo do projeto;
  Apresentar a biografia do autor e suas obras por meio de apresentações em Power Point e pesquisa, através de visita ao site do autor: www.ziraldo.com e www.meninomaluquinho.com.br ;
  Promover rodas de conversas sobre a história de alguns livros e as características do texto lido;
  Dividir os alunos em duplas e promover momentos em que recortarão “O Menino Maluquinho” par que possam se apropriar do enredo e das características da narrativa e a seqüência de acontecimentos;
  Revisão e reescrita coletiva (professor e alunos) dos trabalhos onde o trabalho das duplas serão apresentados e coletivamente os possíveis erros serão apontados pelos alunos e corrigidos juntamente com a intervenção e auxílio do professor (construção coletiva);
Confeccionar livros de histórias, reproduzindo as ilustrações contidas nele;
  Apresentar os personagens criados por Ziraldo, por meio de apresentação no Data Show, confeccionar um cartaz para cada personagem, com suas características;
  Realizar leitura e interpretação oral e escrita de algumas tirinhas do Menino Maluquinho e sua turma;
Assistir o filme: “O Menino Maluquinho”. Interpretação oral e escrita. 
  Ouvir e cantar a música “O Menino Maluquinho – Milton Nascimento”. Interpretação escrita e oral.
 Reproduzir com massinha de modelar os personagens da turma do Maluquinho;
Confeccionar com papel cartão a panela usada pelo Menino Maluquinho, para as crianças usarem durante a Feira;
 Confeccionar lembrancinhas para serem entregues durante a exposição.
  Exposição e apresentação de trabalhos confeccionados durante o projeto na Feira Literária da Escola; 
 Gincana cultural;
 Pesquisar o esporte preferido do Menino Maluquinho, e conhecer suas regras;
 Concurso para eleger o sósia do Menino Maluquinho da escola;
 Montar uma coreografia com a música do Menino Maluquinho;
 Confeccionar o avental de história com os personagens do Menino Maluquinho;
Confeccionar máscaras do Menino Maluquinho e fantoches de sucatas para dramatização das histórias do autor;
Descriminar sons através da música do Menino Maluquinho;
Leitura das imagens do Menino Maluquinho;
 Dobradura da panela do maluquinho;
 Caracterização do personagem.

AVALIAÇÃO

            O processo avaliativo será pautado em princípios que evidenciem claramente a elevação do nível de leitura e escrita dos alunos, bem como que caminhos devem seguir para superarmos o que nos impede para a efetivação dos objetivos programados.
            Será avaliada a participação dos alunos, o interesse, as produções durante o desenvolvimento do projeto, e na exposição dos trabalhos na escola.

Um comentário:

  1. Quero aqui parabenizar os responsáveis por esse excelente trabalho! Amei cada detalhe!

    ResponderExcluir