PROJETO: “UM ESCRITOR MUITO MALUQUINHO”
JUSTIFICATIVA
            O projeto
de leitura surgiu da reflexão da equipe da escola, com o intuito de elevar o
nível de leitura e escrita dos alunos nos aspectos qualitativos e
quantitativos, como uma forma de habilitá-los as competências necessárias à
aprendizagem, como também contribuir com a ampliação do acervo cultural e
intelectual dos estudantes e com a satisfação pelo ato de ler.
            Entendemos
a escola como um espaço privilegiado para a apropriação, disseminação e construção
do conhecimento para a formação da cidadania, e que a sua função social é
proporcionar igualdade de condições aos indivíduos para que eles se desenvolvam
plenamente nos aspectos cognitivo, afetivo, moral e ético. Com esse
entendimento elegemos como objetivo elevar o nível acadêmico dos nossos alunos
por meio do processo de leitura e escrita.
            Para tanto
iremos desenvolver este projeto neste ano com a finalidade dos alunos em
conhecerem um pouco mais sobre a vida e obra de Ziraldo Alves Pinto (Ziraldo) e
através dele proporcionar tanto um despertar para a leitura como um maior
domínio da mesma. 
OBJETIVO GERAL
O projeto visa o conhecimento da vida e obras de Ziraldo,
através do estudo de alguns trabalhos, biografia, pesquisas, contato com o
autor...
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Promover
um maior índice de leitura pelos alunos;
  Conhecer
o artista e o contexto histórico de suas obras;
Desenvolver
no aluno o hábito da leitura e da escrita;
 Desenvolver
a habilidade oral dos alunos;
  Desenvolver
as habilidades de artes dos alunos;
Favorecer
as relações sociais por meio de apresentações culturais;
  Conhecer
Ziraldo, suas obras e personagens;
 Aprender
as características específicas do tipo de texto apresentado pelo autor;
 Produzir
bons textos, mesmo antes de saber a grafia das palavras;
 Gostar
de ler e ouvir histórias; 
  Recontar
o Menino Maluquinho, recuperando a seqüência de acontecimentos e a forma, ou
seja, a linguagem que se usa para escrever;
 Aprender
procedimentos de revisão e reescrita de textos individuais e coletivos, com
ajuda do professor; 
  Planejar
e executar tarefas em grupo e em duplas.
DESENVOLVIMENTO
O projeto será desenvolvido
durante os meses de abril a dezembro de 2012.
            As
atividades serão orientadas e coordenadas pelos professores, para serem apresentadas
para a comunidade escolar.
            Para tanto
iremos utilizar algumas atividades que subsidiarão o desenvolvimento deste
projeto:
 
Apresentar aos alunos alguns livros do escritor
e cartunista, perguntando se eles já leram alguns de seus livors, se sabem quem
ilustrou, quando foram escritos, que assuntos retratam etc;
 
Aproveitar o teor social da maioria dos livros
de Ziraldo para fazer um painel histórico-geográfico, enfocando essas questões;
 
Organizar os alunos em grupos para pesquisarem
sobre o escritor e cartunista, via internet ou utilizando material impresso,
levantando dados biográficos;
 
Confeccionar cartazes com o material pesquisado
para mural da escola;
 
Propor aos alunos a preparação de materiais lúdicos
baseados nos livros estudados: quebra-cabeças, jogo dos sete erros, olho vivo,
palavras cruzadas, etc;
 
Trabalhar cartoons e histórias em quadrinhos com
técnicas artísticas – desenho, pintura, colagem, escultura, maquete – fazendo
releituras de alguns livros;
  
Organizar
uma exposição de todos os trabalhos na própria escola, cuidando que cada um
tenha o registro do processo;
 
Promover apresentações sobre o artista e uma das
suas obras escolhidas pela turma após o estudo e conhecimento delas;
 Compartilhar com os alunos o objetivo do
projeto;
 
Apresentar a biografia do autor e suas obras por
meio de apresentações em
 Power Point e pesquisa, através de visita ao site do autor: www.ziraldo.com e www.meninomaluquinho.com.br ;
 
Promover rodas de conversas sobre a história de
alguns livros e as características do texto lido;
 
Dividir os alunos em duplas e promover momentos
em que recortarão “O Menino Maluquinho” par que possam se apropriar do enredo e
das características da narrativa e a seqüência de acontecimentos;
 
Revisão e reescrita coletiva (professor e
alunos) dos trabalhos onde o trabalho das duplas serão apresentados e
coletivamente os possíveis erros serão apontados pelos alunos e corrigidos
juntamente com a intervenção e auxílio do professor (construção coletiva);
Confeccionar livros de histórias, reproduzindo
as ilustrações contidas nele;
 
Apresentar os personagens criados por Ziraldo,
por meio de apresentação no Data Show, confeccionar um cartaz para cada
personagem, com suas características;
 
Realizar leitura e interpretação oral e escrita
de algumas tirinhas do Menino Maluquinho e sua turma;
Assistir o filme: “O Menino Maluquinho”.
Interpretação oral e escrita. 
 
Ouvir e cantar a música “O Menino Maluquinho –
Milton Nascimento”. Interpretação escrita e oral.
 Reproduzir com massinha de modelar os
personagens da turma do Maluquinho;
Confeccionar com papel cartão a panela usada
pelo Menino Maluquinho, para as crianças usarem durante a Feira;
 Confeccionar lembrancinhas para serem entregues
durante a exposição.
 
Exposição e apresentação de trabalhos
confeccionados durante o projeto na Feira Literária da Escola; 
 Gincana cultural;
 Pesquisar o esporte preferido do Menino
Maluquinho, e conhecer suas regras;
 Concurso para eleger o sósia do Menino
Maluquinho da escola;
 Montar uma coreografia com a música do Menino
Maluquinho;
 Confeccionar o avental de história com os
personagens do Menino Maluquinho;
Confeccionar máscaras do Menino Maluquinho e
fantoches de sucatas para dramatização das histórias do autor;
Descriminar sons através da música do Menino
Maluquinho;
Leitura das imagens do Menino Maluquinho;
 Dobradura da panela do maluquinho;
 Caracterização do personagem.
AVALIAÇÃO
            O processo
avaliativo será pautado em princípios que evidenciem claramente a elevação do
nível de leitura e escrita dos alunos, bem como que caminhos devem seguir para
superarmos o que nos impede para a efetivação dos objetivos programados.
            Será avaliada
a participação dos alunos, o interesse, as produções durante o desenvolvimento
do projeto, e na exposição dos trabalhos na escola.
Quero aqui parabenizar os responsáveis por esse excelente trabalho! Amei cada detalhe!
ResponderExcluir